Climatização Central | Bomba Calor Ar Agua EVI e Inverter


2990,00 €
Funcionamento

As soluções ar-água disponibilizadas pela DAP utilizam como principal fonte de energia o ar ambiente, uma fonte renovável e inesgotável. Estes sistemas também necessitam de electricidade para funcionar, sendo apenas uma fracção da energia necessária, mas cada vez mais, a electricidade é também gerada a partir de fontes de energias renováveis.

A unidade exterior capta a energia contida no ar (no modo de aquecimento) ou liberta-a (no modo de arrefecimento). Este calor é transferido para a unidade interior através de tubagem de fluído frigorígeno (deste modo, os tubos nunca congelam). A unidade exterior compacta é facilmente instalada e, uma vez que não é necessária qualquer perfuração ou escavação, pode ser também instalada em andares e apartamentos. O seu funcionamento é garantido até temperaturas de -25°C.

Consumo

A Bomba Calor DAP climatização central apresenta-se como uma excelente solução para quem pretende climatizar a sua casa ou espaços comerciais recorrendo a energias renováveis. Permite aquecimento no Inverno, arrefecimento no Verão, aquecimento de águas sanitárias.

Mesmo em pleno Inverno, o ar contém calorias. Para que o ar não contivesse nenhum calor, tinha que se encontrar a uma temperatura de zero absoluto (-273,15 ºC). Em teoria, isto significa que se podem extrair calorias até esse limite extremo. Nas nossas condições climáticas, as temperaturas extreriores raramente se encontram abaixo de -10 ºC. Por isso, temos à nossa disposição calorias "gratuitas", inclusive nos Invernos mais rigorosos.

Com a Bomba Calor DAP climatização central pode-se captar esta energia gratuita e utilizá-la para climatizar uma vivenda. Para isto, utiliza-se um sistema de transferência composto por dois elementos: uma unidade exterior que capta as calorias, e uma unidade interior que as transfere para o circuito de água de aquecimento central. Estas calorias são transportadas por um fluído refrigerante, impulsionado pelo compressor, que circula entre as duas unidades. A única energia a ser paga é a electricidade consumida pelo compressor e pelo ventilador. Dependendo da temperatura exterior, a electricidade representa apenas 25% a 50% da energia calorífica propagada na casa, o que equivale a dizer que, entre 50% a 75% da energia usada para aquecer é gratuita pois é obtida da enorme reserva energética disponível no ar exterior.

Benefícios

Economia

O sistema Aerotérmico utiliza como principal fonte de energia o Ar, o que permite poupanças de 75% de energia na climatização dos edifícios, comparativamente a outros sistemas de aquecimento.

Simplicidade

Permite o aquecimento e arrefecimento de edifícios com um equipamento compacto, de fácil instalação e uso.

Conforto

Pode ser utilizado numa casa com um sistema de climatização tradicional a água, o que permite o controlo individual da temperatura de cada divisão.

Ecologia

Não existe combustão nem qualquer libertação de gases ou odores. A unidade interior não precisa de estar num local ventilado pois apenas utiliza a corrente eléctrica.

Sem manutenção específica

A ausência de combustão evita limpezas e verificações comuns noutros sistemas de aquecimento central

FAQs
  • Geotermia ou Aerotermia, qual o sistema que devo escolher?

A Aerotermia é o sistema mais indicado para apartamentos ou edifícios onde não exista terreno suficiente para a colocação de captores de um sistema Geotérmico.

  • A Aerotermia é económica?

O sistema de aquecimento aerotérmico é bastante económico, pois vai retirar energia gratuita do ar. Pode-se considerar como regra geral que com um sistema aerotérmico vai existir uma poupança de até 75% em custos de energia, pois um só equipamento é suficiente para efectuar o aquecimento de um edíficio.

  • Estes sistemas exigem manutenção regular?

Este tipo de sistemas não requer qualquer tipo de manutenção. Como não existe combustão, não é necessário qualquer tipo de chaminé ou escape. Como o sistema funciona em circuito fechado também não é necessário substituir a água. Contudo, se tiver algum problema pode contar com a equipa de técnicos especializados da DAP Lda para lhe resolverem o problema.

  • O sistema é realmente eficiente no Inverno?

A Aerotermia é muito eficiente no Inverno, seja qual for a temperatura exterior, pois o ar possuí uma enorme quantidade de energia, que é constantemente renovada pelo sol e pela chuva. Assim sendo, mesmo com temperaturas abaixo de 0, terá a sua casa à temperatura de conforto com custos reduzidos.

  • Qual o sistema de dissipação de calor recomendado?

O sistema de aquecimento geotérmico poderá ser utilizado com radiadores, convectores, ventiloconvectores ou piso radiante. Contudo, a DAP Lda recomenda piso radiante, pois todos os estudos recentes têm demonstrado que é o sistema mais eficiente e económico de aquecer um edifício, graças à enorme melhoria da produção e técnicas de montagem. Na DAP Lda disponibilizamos somente piso radiante de alta qualidade, de modo a garantir-lhe o máximo conforto possível.

  • É possível instalar um sistema aerotérmico numa habitação que já esteja construída?

Sim, o sistema pode ser instalado em qualquer tipo de habitação, quer seja na fase de construção ou num edifico já construído. É possível utilizar o sistema de dissipação existente no edifico, tal como radiadores, desde que estejam correctamente dimensionado para o aquecimento da habitação a água a uma temperatura de 45ºC, caso contrário alguns radiadores terão que ser substituídos. No caso de radiadores, não é possível efectuar a refrigeração do edifício no Verão. Para poder usufruir plenamente da aerotermia, e poder aquecer e refrescar a sua casa terá que optar por ventiloconvectores ou piso radiante.

  • Então, o sistema aerotérmico permite efectuar também arrefecimento do edíficio?

É perfeitamente possível efectuar o arrefecimento de um edifício no Verão, através de Ventiloconvectores ou piso radiante. Quente no Inverno e fresca no Verão: conforto durante todo o ano.

  • E água quente?

Um sistema aerotérmico pode facilmente aquecer água para uso doméstico suficiente para satisfazer todas as suas necessidades. O calor produzido pelo equipamento mantém a água armazenada num acumulador dimensionado de acordo com as suas necessidades, a uma temperatura entre os 55ºC e os 65ºC